Transplante de Córnea

Sobre o transplante de córnea

Embora seja uma região muito sensível, o transplante de córnea é o mais realizado no mundo e possui uma alta taxa de sucesso. Consiste na troca da córnea doente, por uma córnea transparente de um doador do banco de olhos. Essas córneas podem estar comprometidas pelo ceratocone, por opacidades, por distrofias ou traumas com perfurações.

Existem diferentes técnicas de transplante de córnea atualmente. No transplante penetrante toda a córnea é substituída. Nos transplantes lamelar e endotelial somente uma parte da córnea é trocada, sendo indicada de acordo com a doença de base.

A cirurgia é realizada com anestesia geral ou sedação ou anestesia local, dependendo da condição clínica do paciente. O paciente recebe alta no mesmo dia com oclusão do olho operado.Toda cirurgia de transplante, assim como qualquer procedimento cirúrgico, está sujeita a adversidades como inflamação, infecção e não obtenção do resultado desejado; havendo, em alguns casos, a necessidade de outros procedimentos cirúrgicos de reparação.