Cirurgia Refrativa

Sobre a cirurgia refrativa

A cirurgia refrativa é um procedimento com o objetivo de tornar o paciente livre dos óculos ou das lentes de contato. É realizada a aplicação de um laser (excimer laser) na córnea para corrigir o grau, podendo ser feita através de duas técnicas: PRK ou LASIK.

No PRK, retira-se a camada mais externa da córnea (desepitelização) e é aplicado o laser. É colocada então uma lente de contato gelatinosa ao fim do procedimento, como um curativo, ate que a córnea cicatrize (o que leva em media de 4 a 7 dias).

No LASIK é feito um flap na córnea (como uma tampa de laranja), e em seguida é aplicado o laser. Então, se posiciona esse flap de volta ao seu lugar. O flap pode ser feito através de um microcerátomo automatizado ou através de laser (femtosecond laser).

É importante saber que cada uma dessas técnicas tem seus prós e contras, e cada paciente devera ser avaliado individualmente, pois tem casos em que qualquer uma dessas duas técnicas poderá ser realizada, mas em certos casos somente uma poderá ser indicada. Isso depende do perfil do paciente (do quão rapidamente ele precisa retornar às suas atividades, se ele pratica esportes de contato ou não), se a córnea é mais favorável a uma ou a outra técnica, da quantidade e do tipo de grau que tem que ser retirado.