Ceratocone

Sobre o Ceratone

O ceratocone é uma doença em que a córnea, por diversos fatores, passa a ter uma curvatura distorcida, semelhante a um cone. Isso provoca uma diminuição da visão, proporcional à gravidade da doença.

Alem do fator genético, hábitos como esfregar os olhos, podem fazer com que a doença se desenvolva em pessoas que tem a predisposição ou, que piore naquelas que ja tem o problema.

Ele pode começar ainda na infancia, mas é mais comum surgir na adolescencia e, menos frequentemente, no adulto. Na consulta oftalmológica de rotina é possível detectar sinais que levam a suspeita de ceratocone, mas somente com exames específicos de córnea é possível dar o diagnostico e planejar o tratamento.

O acompanhamento é feito com o especialista em córnea através do exame clinico e de exames complementares como a topografia e/ou a tomografia de córnea. A frequência desse acompanhamento pode variar de mensal ate anual, dependendo de cada caso.

O tratamento depende do tipo do ceratocone, do quanto a visao diminuiu, da idade do paciente, e de outros detalhes que somente o especialista em cornea podera determinar. Os tratamentos específicos existentes hoje são uso de lentes de contato rígidas especiais, cross-linking, implante de anel intra-estromal e ate mesmo transplante de córnea. Cada um desses é indicado a depender de cada caso.